O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo, esse ano é esperado bater o recorde para o ciclo de 22/23, com a expectativa de alcançar aproximadamente 312 milhões de toneladas, uma alta de 14,7% em comparação à temporada passada.
Acompanhando a crescente na produção, a Comil ao longo dos anos ampliou sua área de cobertura, hoje estamos presente em 14 Estados do Brasil e em mais de 18 países pelo mundo.
Com a produção agrícola aumentando cada vez mais, os produtores continuam enfrentando os mesmos desafios de sempre e, o nosso objetivo é oferecer as melhores soluções na pós colheita, para isso, a cada safra estamos apresentando novas tecnologias que vão ajudar o produtor a vencer quaisquer desafios da colheita.
Saiba como estamos nos desenvolvendo para ajudar todos os produtores a superar as dificuldades.
PRINCIPAIS DESAFIOS DO PRODUTOR
Déficit de armazenagem
Com novas tecnologias em sementes e insumos agrícolas a produção no Brasil tem aumentado a cada safra, com isso a demanda por caminhões, rodovias e estruturas de armazenagem tem crescido na mesma proporção, o problema é que o país, com território de proporção continental, possui problemas de logística e estrutura, principalmente fora dos grandes centros urbanos, e a Comil se compromete a oferecer uma infraestrutura eficiente e segura para o produtor.
No Brasil há uma grande oportunidade de incremento de armazéns nas fazendas dos próprios produtores, isso otimiza o processo de pós colheita e proporciona maior rentabilidade, permitindo a venda dos grãos em períodos de maior valorização. Contribui também para reduzir a movimentação dos grãos em rodovias durante a safra.
Pensando nisso, a Comil vem incentivando a construção de armazéns dentro das propriedades rurais, junto com soluções tecnológicas que garantem uma armazenagem segura otimizando a renda das fazendas.
Estruturas de armazenagem
Na armazenagem e beneficiamento de grãos são exigidos alguns cuidados especiais, desde o projeto até a instalação das estruturas de armazenagem, para que ofereça ao produtor a segurança adequada durante, e após a colheita.
Utilizando as soluções tecnológicas oferecidas pela Comil Silos e Secadores, o produtor pode ficar tranquilo em relação ao uso contínuo dos equipamentos, pois todos os produtos são pensados e desenvolvidos com base nas normas de segurança vigentes no país.
Qualidade dos grãos
O controle de qualidade é um ponto chave para o beneficiamento do grão, pois durante toda a cadeia produtiva existem influências externas que podem prejudicar a qualidade do produto final.
Os grãos armazenados em silos são matérias primas para os produtos que chegam em nossas mesas, sendo assim temos o compromisso de zelar por cada grão que é estocado em nossas instalações, desde a etapa de recebimento, movimentação, armazenagem e expedição.
Todo o cuidado com o manuseio correto de cada cultura vai além de simplesmente guardar uma safra em silos controlados. Nós da Comil projetamos linhas de transporte e armazenagem que otimizam a renda e diminuem as perdas qualitativas e quantitativas. Dessa forma, a Comil tem a responsabilidade de cuidar bem de toda a produção da lavoura, com equipamentos de alta performance, para que o alimento chegue em nossas casas da melhor forma possível, com qualidade e garantia.
Desperdício e quebra dos grãos
As perdas durante o processo podem gerar grandes prejuízos, e para evitá-las, a Comil disponibiliza máquinas de limpezas que realizam a separação adequada e o descarte do que não é importante, como pó de materiais estranhos, já na etapa inicial do ciclo de produção. O subproduto que tem valor comercial é segregado para ser dado a tratativa adequada, conforme a necessidade do produtor, restando somente o grão limpo para ser processado e armazenado com segurança por longos períodos.
Os secadores da comil são de alta performance, com a potência ideal favorecendo a economia de energia, garantindo rentabilidade ao cliente. A tecnologia construtiva garante uma uniformidade na secagem alinhado ao sistema de controle que garante a máxima qualidade dos grãos. Os silos possuem sistemas de termometria e aeração para que se conserve o grão em perfeitas condições, mesmo que por longos períodos, com a mínima quebra técnica exigida.
O Brasil é reconhecido por ser o celeiro do mundo, porém a alta produtividade vem trazendo desafios para o país. Nós da Comil Silos e Secadores integramos o desenvolvimento e tecnologia para proporcionar ao mercado alternativas mais eficientes, sustentáveis e dinâmicas. Para conhecer melhor todas as nossas soluções em armazenagem, transporte, secagem e limpeza entre em contato com nossos representantes.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.